Um implante dentário é uma raiz do dente artificial feito de titânio (parafuso), que substitui o dente em falta. Após o período de osseointegração (que varia dependendo da qualidade da superfície do implante e do tipo ósseo da região que está sendo implantada), o implante estará pronto para ser reabilitado com uma prótese.

Atualmente, os Implantes são considerados a melhor forma de reabilitação para áreas edêntulas, na grande maioria das situações, mas sempre lembrando, que cada caso é um caso. Mas os mesmos devolvem a possibilidade de mordida e mastigação para o paciente.

Quando muito bem instalados e restaurados, imitam perfeitamente um dente natural, em relação ao formato, estética, e previsibilidade de manutenção. Não se engane, um implante instalado em posição errada, pode não ter possibilidade de restauração com excelência. A cirurgia deve ser guiada pela prótese (planejamento reverso).

Existem diversos sistemas de implantes, cada qual tem diferentes formas de reabilitação, e mesmo diâmetros diferentes, específicos para cada região da arcada dentária.

Implantes não são todos iguais!!