Periodontia é a especialidade da Odontologia que estuda os tecidos duros e moles que suportam os dentes e os mantém em sua posição correta na mandíbula (inferior) ou maxila (superior). Essa região em torno do dente é conhecida como periodonto, e tem algumas funções muito importantes: manter o dente em uma posição estável presos a pequenas fibras (ligamento periodontal), porém eficientes para se tornar confortável durante a mastigação; atua como um "amortecedor de impactos" durante a mastigação e, por conseguinte, ajuda a evitar danos aos dentes;

O periodonto é composto de várias estruturas de componentes que funcionam em conjunto. O alvéolo é o espaço ósseo que o dente se encaixa (raiz), a raiz de apoio / raízes dos dentes, que normalmente não são visíveis em uma boca saudável, que permanecem dentro do alvéolo. O cemento é o nome dado a estrutura que fica em torno da raiz sendo esse conectado ao osso (alvéolo) por varias fibras, conhecidas por ligamento periodontal, e o por final, fazendo parte dessa especialidade ainda, temos a gengiva que é o tecido que contorna o dente.

A periodontia, abrange uma ampla área da odontologia, não só cuidamos da saúde da gengiva, com limpezas qualificadas periodicamente, como também cuidamos de aspectos que muitas vezes são consequências do envelhecimento, como uma raiz exposta ou até mesmo uma patologia (doença).

Então começam a surgir várias perguntas: porque fazer limpeza periodicamente? porque a raiz fica exposta? de onde veio essa patologia (doença)?

Para responder esse questionamento, é muito simples explicar, a Limpeza vai eliminar com precisão todos os microrganismos presentes na placa bacteriana, todo resíduo que acumula entre os dentes e na anatomia de cada dente é removido, assim não teria como as bactérias formarem um habitat (casa) para elas. Com isso, a gengiva não fica inflamada, não corremos o risco dessas bactérias invadirem o tecido ósseo e acarretando em uma reabsorção, e consequentemente podendo ocorrer um abalo ou mobilidade e perda desse dente.

Atualmente, periodontia também trata de estética. O belo é o conjunto entre dente e gengiva, o branco e o rosa. Vários são os parâmetros para se ter um novel gengival correto, saudável e bonito.

Se for o caso, nós, periodontistas, podemos alterar o biotipo (espessura) periodontal de uma região da boca, para que fique mais estável. Podemos também, recobrir raízes que estão expostas, devolvendo o tecido perdido, ou fazer o inverso, diminuir a quantidade de gengiva aparente em um sorriso (sorriso gengival).